segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Torcida Jovem Estrela completa 16 anos


A história da Torcida Jovem do Estrela (TJE), que completou 16 anos na sexta-feira, teve início em 1996, um ano depois da disputa histórica da Série B do Campeonato Capixaba, que se tornou o menor campeonato do mundo, quando somente duas equipes participaram da competição: Estrela do Norte e Capixaba de Guaçuí. O alvinegro venceu as duas partidas e sagrou-se campeão.
O atual vice-presidente do Conselho Deliberativo, Danielo com Alexandre e Rodrigo, decidiram fundar uma torcida organizada para o Estrela. Eles produziram algumas faixas e camisas e o primeiro símbolo da organizada era uma estrela com uma caveira dentro.


O grupo foi fundado como Torcida Jovem do Estrela, mas não existia aquela empolgação e uma força que convencesse outros torcedores a se filiarem e não tinham bateria.
Em 1997, o Estrela do Norte estava de volta à primeira divisão e um mês antes da estreia, no dia 15 de fevereiro daquele ano, um grupo de amigos, que moravam no bairro Sumaré procuraram Danielo e Alexandre com a proposta de revigorar a TJE. Com ajuda de políticos, eles conseguiram fazer faixas, um bandeirão e mais de 200 camisas da torcida organizada.
Já no primeiro jogo do Estrela do Norte pela Série A, a TJE mostrou a todos os torcedores do time alvinegro que chegou para ficar, depois de várias outras tentativas de se criar uma torcida organizada para o clube, como: Falcão Negro, Novenstrela e Torcida Vela Acesa.
Com menos de dois meses de fundação, a TJE já tinha se tornado a maior torcida organizada do Espírito Santo, desbancando a Torcida Bola Branca (Rio Branco) e a Grenamor (Desportiva).
Para a infelicidade dos torcedores, naquele ano o Estrela do Norte caiu para a Segunda Divisão. Mesmo assim, em 1998, a TJE acompanhou o time em todos os jogos da Segundinha, ajudando o time de Cachoeiro se sagrar novamente campeão da Segunda Divisão do Campeonato Capixaba em 1999.

No ano de 2000 foi história para a torcida organizada. Com mais de 300 sócios e mais de 500 camisas vendidas, os torcedores lotaram o estádio Mário Monteiro, o Sumaré. A TJE fez o maior bandeirão do Estado de todos os tempos, medindo 20 metros de altura e 40 metros de comprimento. Neste mesmo ano o Estrela do Norte ficou em 3° lugar no Campeonato Capixaba.


ALÉM DO FUTEBOL
A Torcida Jovem do Estrela vai além da paixão pelo time de futebol. Entre os trabalhos alguns merecem destaque como o Grêmio Recreativo Torcida Jovem Estrela Futebol e Samba (G.R.T.J.E.F.S), que foi fundado em 2002 e idealizado por Celso Calixto. O objetivo era participar do Carnaval de Cachoeiro e até 2006, marcou presença nos desfiles das escolas de samba. Em 2002 ficou com o 3° lugar; em 2003 com o 3° lugar; em 2004 com o 3° lugar; em 2005 com o 2° lugar e em 2006 com o 3° lugar.
E não pára por aí. A TJE também organizou a campanha ‘Natal Feliz, Brinquedo Sim’, idealizado em 2002 por Sandro Dellabela, com a ajuda do atual presidente, Breno Moreira, de Fabrício Depollo, Celso Calixto e Alexandre Calixto. O projeto tem como objetivo arrecadar todo ano brinquedos a serem distribuídos para as crianças carentes de vários bairros de Cachoeiro, como: Village da Luz, Boa Vista, Bela Vista, Nossa Senhora Aparecida e Bom Pastor.
Em 2002 foram distribuídos 380 presentes; em 2003 foram 500 presentes; em 2004 foram 730 presentes; em 2005 foram 1.000 presentes; em 2006 foram 1.100 presentes e em 2007 foram 1.250 presentes.

“Temos um amor incondicional pelo Estrela”
O atual presidente da Torcida Jovem do Estrela, Breno Moreira de Oliveira falou sobre o amor incondicional dos torcedores com o alvinegro cachoeirense. Segundo ele, a torcida tem conhecimento do que acontece com o clube e ajudam como pode. Em entrevista, Breno ressaltou que os preparativos para o jogo de amanhã á noite, quando o Estrela enfrente o São Mateus, no Sumaré, já estão finalizados.
“Nesta segunda-feira iremos estrear a nossa nova faixa de 60 metros, algo nunca visto no futebol capixaba. Sem contar com as mais novas bandeiras, que já mostramos algumas no último jogo. Só de bandeiras novas são 18, com mais as outras 16 que temos. Temos um patrimônio que nenhuma torcida capixaba tem igual. Isso é fruto de muita competência e responsabilidades da nossa atual diretoria. Tenho orgulho de ser presidente dessa torcida maravilhosa e desse bando de loucos que agitam o Sumaré, sem deixar ninguém parado! HU A JOVEM AEW”, empolgou-se Breno.


ENTREVISTA:
Aqui Notícias - Em 97 anos, o Estrela nunca conquistou o título capixaba e nem assim vocês deixaram de torcer e vibrar com a equipe. Esse é o papel fundamental da torcida organizada?
Breno Moreira - Com certeza nosso papel é esse. Não vivemos só de vitória, temos um amor incondicional pelo nosso Estrela, esteja onde estiver. Já fomos a viagens com mais de 10 horas de estrada pelo nosso clube. Tenho certeza que este ano vai ser diferente, apesar das dificuldades temos um ótimo elenco e vamos todos sorrir ao final deste campeonato.

AN - O clube passa por dificuldades financeiras é papel também da torcida ajudar?
BM - Estive presente em uma reunião na quinta-feira à noite, convocada pelo presidente e amigo Adilson Conti, que um dos assuntos era o que a torcida organizada poderia fazer para ajudar o clube, que passa por um momento tão delicado. Não é fácil, pois todos os jogos temos gastos também com a TJE, e infelizmente hoje, ainda não temos a ajuda de todos os integrantes, muitos por não terem condições financeiras e outros por falta de interesse. Resumindo, todos os jogos essa festa que a Jovem faz sai sempre do meu bolso e de mais uns 4 ou 5, sempre os mesmos que arcam com as despesas. Não é fácil conseguir recursos para o clube, porém como o presidente mesmo disse, não precisamos ajudar com dinheiro e sim com qualquer forma que ajude o clube. Isso é um assunto para nossa próxima reunião da TJE. Vou levar isso para meus companheiros e ver o que podemos ajudar e como podemos.

AN - Qual a relação com a outra torcida organizada, a Máfia Estrelense?
BM - A mínima, pois já tivemos muitas indiferenças. A Torcida Jovem só veio pra somar em prol do Estrela e nunca para diminuir. Tenho vários amigos na máfia, porém, trato todos com respeito e gosto de ser respeitado. Não podemos deixar acabar o respeito entre as organizadas para que não aconteçam atrito igual ao último ocorrido em Vitória. Mas, a relação entre a Jovem e a Máfia é mínima e dentro de campo só, fora do Sumaré somos todos iguais.

AN- Hoje quantos membros têm a TJE?
BM - Difícil falar em números, pois cada dia que passa a torcida cresce mais. É gratificante ver o pai comprando uma camisa da Jovem para o seu filho e sabendo que ali ele vai pular, gritar, torcer, curtir e zuar com tranquilidade e segurança. Temos cadastrados mais de 768 torcedores, mas temos que atualizar nossos dados. É só em dia de jogos dar uma olhadinha na parte de cima da arquibancada, dá para se ter uma noção de quem somos e como somos. Por isso somos a maior e mais fanática do estado!

AN - O que é preciso para fazer parte da TJE?
BM - Primeiramente comparecer às nossas reuniões e adquirir nosso material (camisa, short,etc.), pois na reunião, temos contato com o torcedor. Não queremos nenhum vândalo, pessoas sem disciplina e que prejudique nossa torcida. Já excluímos várias pessoas por atos ilegais. Não vamos estragar um nome e uma marca forte por causa de 1 ou 2.

AN - Qual o recado aos jogadores para o Capixabão 2013?
BM - Que acima de tudo respeitem a camisa do Estrela. No ano passado muitos brincaram e não honraram a farda que vestem. O Estrela é a paixão de Cachoeiro e isso se resume ao  jogo de estreia, que mesmo com chuva tivemos um público de 3 mil torcedores. Então sei que esse grupo está determinado e com força de vontade. E se depender da Torcida Jovem, eles vãos para cima de todos os adversários com sangue nos olhos e vamos tirar esse grito de é campeão que está preso em nossas gargantas.

AN - E qual o recado para os torcedores que ainda não estão na TJE?
BM - Venham fazer parte dessa família que é a Torcida Jovem do Estrela. com muita humildade, disciplina e amor pelo esporte e pelo nosso Estrela do Norte. Estamos sempre fazendo a festa da melhor maneira que for para ajudar nosso clube. Sempre Jovem!


FONTE:







Um comentário:

Tiago Camillo disse...

Prezado, parabéns pelo vigor e dedicação. Lembro da época da fundação dessa torcida, pois morava em Cachoeiro e conheço vários integrantes das antigas. Quero fazer uma correção no texto: em 1997 ficamos em 4º lugar. Fomos rebaixados em 1998, conquistando a série B do ano seguinte. Um grande abraço, Tiago Camillo (Biro-Biro).