segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Estrela segura pressão, bate Aracruz e é um dos líderes do Capixabão


O Estrela passou um grande sufoco, mas resistiu bravamente à forte pressão do Aracruz e foi premiado na noite desta segunda-feira não só com uma vitória, mas com a condição de fechar a segunda rodada como um dos líderes do Campeonato Capixaba de 2013. No Estádio do Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim, o Alvinegro Sulino venceu o atual campeão estadual pelo placar de 2 a 0. Os gols do jogo foram de Marcelo Pelé, num belo voleio, aos oito minutos do primeiro tempo, e Fernando Paulista, após contra-ataque nos acréscimos da etapa final.
Os gols, além do bom desempenho da zaga, que passou sufoco, mas não cedeu, fizeram o Estrela chegar aos quatro pontos, ao lado de Desportiva Ferroviária e Rio Branco. Nos critérios de desempate, a Tiva leva vantagem e por isso ocupa a liderança. O time grená tem dois gols de saldo e quatro marcados, contra dois de salfo, mas só três gols feitos pelo rival estrelense. O Brancão vem em terceiro, também com quatro pontos, mas com um gol apenas de saldo.
Já o Aracruz acaba permanecento com três pontos, tendo as companhias de Real Noroeste, Linhares e Conilon, que também venceram um jogo e perderam outro. Pelo saldo de gols, os Polacos de Águia Branca fecham o G-4, seguidos de Linhares, Conilon e Aracruz, apenas o sétimo nos critérios de desempate.

PELÉ PÕE O ESTRELA NA FRENTE
As duas equipes entraram em campo repetindo completamente as escalações usadas na primeira rodada. A diferença para o Estrela foi a escalação do seu "décimo segundo jogador". A fiel torcida estrelense compareceu e não demorou a vibrar. O time de Cachoeiro começou bem o jogo e conseguiu o primeiro gol logo aos oito minutos. Foi quando Eduardo foi lançado na esquerda e descolou um cruzamento perfeito. A bola chegou limpa para o centroavante Marcelo Pelé, que, aproveitando-se de uma saída em falso do goleiro Paulo Vitor, completou para a meta praticamente vazia, num belo voleio: Estrela 1 a 0.
O Aracruz parecia pouco à vontade no Sumaré, mas aos poucos foi se assentando em campo. O Dragão conseguiu equilibrar as ações a partir dos 15 minutos, marcando presença em duas ou três boas escapadas. Seus homens de frente, no entanto, não chegaram a dar tanto trabalho assim ao camisa 1 Erivelton.
Aos 25 minutos, o técnico França, do Estrela, precisou "queimar" sua primeira substituição. Serginho recompôs a cabeça de área em lugar do contundido Bruno Mineiro. O Aracruz seguia tentando pressionar. Um dos destaques foi Mádisson, que fez boa jogada aos 34. O meia fez fila e só parou após o corte de Rincón para a linha de fundo. Na chance que o Estrela teria para aumentar, aos 45, Kênnio foi agarrado pelo zagueiro aracruzense Nino, que levou amarelo, mas conseguiu o que queria, que era matar a jogada.

ARACRUZ IMPÕE RITMO ALUCINANTE
O técnico do Aracruz partiu para o tudo ou nada na volta do intervalo. Insatisfeito, Vevé pôs o meia Bombom e o centroavante Bruno Augusto nas vagas de Rubém Júnior, lateral-esquerdo, e Regilson, centroavante. Com isso, Mádisson foi deslocado da meia para a lateral esquerda. O jogo tendia a ficar mais aberto, e foi justamente o que aconteceu. As chances de gol surgiram imediatamente, num ritmo alucinante, sendo a maioria do Aracruz.
Com menos de um minuto, Bombom quase empatou, após cruzamento. No minuto seguinte, o Estrela respondeu, com Ciélio, que obrigou Paulo Vitor a espalmar. Era uma chance atrás da outra. Aos dois, o time estrelense teve um gol anulado. Mas logo o Dragão passaria a monopolizar as chances de marcar. Aos quatro, Mádisson centrou, e Bruno Augusto testou firme na trave. Aos oito, Bruno Augusto fez boa trama com Sidinei, que assustou novamente o goleiro Erivelton. Aos nove e aos 12, outros sustos menores dados pelos aracruzenses. Era um sufoco.

ESTRELA RESISTE E “MATA” NO CONTRA-ATAQUE
O Aracruz ainda tinha mais a bola, mas foi perdendo ímpeto no que diz respeito às finalizações. Tentando arrumar uma válvula de escape, França sacou Eduardo, pondo Fernando Paulista em seu lugar. O time da casa deu uma respirada, mas após os 30 minutos a pressão voltou a aumentar. Num dos principais lances, Erivelton espalmou de forma sensacional uma falta cobrada por Bombom.
Aos 39, uma série de chutes bloqueados pela zaga estrelense ajudaram a sustentar o marcador. O Dragão apertou, mas no fim, aos 48, tomou um contra-ataque fatal. Ronicley ligou jogada com Fernando Paulista, que, aproveitando-se do fato de o goleiro Paulo Vitor estar fora da meta, conseguiu marcar o segundo gol: Estrela 2 a 0, placar final.

PRÓXIMOS JOGOS
A terceira rodada do Campeonato Capixaba acontece entre esta quarta-feira e a próxima sexta-feira. Estrela e Aracruz jogam na quinta-feira, dia 07 de fevereiro. O time de Cachoeiro de Itapemirim visita o Rio Branco-ES, no Estádio Engenheiro Araripe, a partir das 16h. Já o Aracruz recebe, no Estádio do Bambu, o Vitória-ES, às 20h15.


Nenhum comentário: