As circuntâncias não foram as mesmas, mas o Estrela do Norte 'vingou' a derrota para o GEL, que impediu do time voltar para a Série A do Campeonato Capixaba, em 2008. Na noite desta segunda-feira, na partida de encerramento da sexta rodada da primeira fase da Série B do capixabão 2012, o Alvinegro do Sul derrotou o Grêmio Laranjeiras por 1 a 0, no Estádio Sumaré, e assumiu a liderança isolada da competição.
Com o triunfo em Cachoeiro de Itapemirim, o Estrela chega aos 13 pontos e abre três do GEL, segundo colocado, mas que tem um jogo a menos.
O atacante Rodolfo, estreante da noite, foi o autor do único gol da partida. Aos 43 minutos do primeiro tempo, o jogador foi derrubado pelo volante Ygor, na entrada da área. Na cobrança, o mesmo Rodolfo bateu colocado, no canto do goleiro Marcelo Scarpino, e garantiu os três pontos para o Alvinegro do Sul do Estado.
A Série B do Campeonato Capixaba prossegue no final de semana com a realização da sétima rodada. No próximo sábado, às 15h, o Grêmio Laranjeiras enfrenta o lanterna Vilavelhense, no Estádio Salvador Costa, em Vitória. O Estrela do Norte folga e só volta a campo no dia 05 de maio, às 15h, quando encara o Espírito Santo de Marilândia, no Cleber Bertoldi, na Região Centro-Oeste do Estado. As datas, horários e locais das próximas partidas da Segundinha ainda podem sofrer alterações pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES).
Mais uma vez o futebol capixaba prova que é um dos mais equilibrados do país. Na tarde deste domingo, a fama foi comprovada na partida da quinta rodada da primeira fase da Série B do Capixabão 2012, entre o até então lanterna Vilavelhense e o agora ex-líder Estrela do Norte. Em jogo disputado no Estádio Davino Matos, em Guarapari, o Vila derrotou o Alvinegro do Sul por 3 a 2, conquistou a primeira vitória e ainda acabou com a invencibilidade do adversário. Com o resultado, o time Canela Verde marca os seus primeiros três pontos na competição e assume a sexta colocação. Para a equipe treinada pelo técnico Paulo Ferreira, a derrota custou a liderança da Segundinha. O Estrela permanece com 10 pontos, os mesmos que o GEL, porém o time serrano fica na frente por ter um melhor saldo de gols.
OS GOLS O Vilavelhense abriu o placar aos 24 minutos do primeiro tempo. Em um contra-ataque, a defesa do Estrela se atrapalha e a bola sobra livre para o atacante Luciano bater na saída do goleiro Renato. O time de Cachoeiro chegou ao empate ainda na primeira etapa, aos 36 minutos. Atuando na ala, Ítalo recebeu um passe de Kinka, entrou na área e bateu forte no canto direito do goleiro Leonardo: 1 a 1! Logo no primeiro ataque do segundo tempo, o Vila voltou a comandar o placar, novamente com o estreante Luciano. O atacante recebeu na entrada da área e chutou no ângulo do goleiro Renato para fazer o segundo do time Canele Verde. Após o retorno do tempo técnico, aos 26 minutos, o Vila voltou a marcar. Depois de um cruzamento, o zagueiro Maicon cabeceou fraco. O goleiro Renato tentou fazer a defesa, mas a bola escapou das suas mãos, bateu na trave e balançou as redes do Estrela: 3 a 1! Antes do apito final, aos 48 minutos, o Estrela do Norte diminuiu. O atacante Uélton arriscou um chute de fora da área e o goleiro Leonardo aceitou: 3 a 2, placar final!
VILAVELHENSE 3 X 2 ESTRELA DO NORTE Campeonato Capixaba 2012 Série B (Primeira Fase - 5ª rodada) Data: 15 de março (domingo) Horário: 15h Local: Davino Matos (Guarapari) Árbitro: Gabriel Mendes Pereira (FES) Gols: Luciano (VIL) aos 24 minutos e Ítalo (EST) aos 36 minutos do 1º tempo. Luciano (VIL) aos quatro minutos, Maicon (VIL) aos 26 minutos e Uélton (EST) aos 48 minutos do 2º tempo.
Vilavelhense: Leonardo; Gabriel, Neto, Maicon e Leandro (Damião); Lázaro, Moisés (Patrick), Ronaldo e Lucas; Luciano e Elias (Ben Hur). Técnico: Zinho.
Estrela do Norte: Renato; João Carlos, Guilherme e Glauber (Patrick); Ítalo, Pingo, Kinka, Magno (Uélton), Pelica e Leandro; Eduardo (Mauro Vágner). Técnico: Paulo Ferreira.
No início da semana, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, o técnico do Estrela do Norte, Paulo Ferreira, disse que acreditava em um tropeço da Desportiva Ferroviária e em uma vitória do seu time para ficar com a liderança isolada da Série B do Campeonato Capixaba 2012. E foi exatamente o que aconteceu. No encerramento da quarta rodada da primeira fase, em partida realizada na noite desta quarta-feira, no Estádio Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim, o Alvinegro do Sul derrotou o Tupy-ES por 2 a 1 e disparou na ponta da tabela de classificação. Os meias Pelica e Magno marcaram os gols da vitória do time da casa e Nai descontou para a equipe de Vila Velha. Como mais cedo, a Tiva foi derrotada pelo Gel, o Estrela foi a dez pontos com a vitória e abriu três pontos da equipe grená e do próprio Grêmio Laranjeiras, que agora soma sete. Enquanto para o time de Cachoeiro a disputa é na parte superior da tabela, para clube de Vila Velha a briga é para sair das últimas colocações. Com três derrotas, em três jogos disputados, o time treinado pelo angolano Rui Mendes permanece na vice-lanterna ainda sem marcar pontos.
SHOW DE RENATO E GOLPE FATAL Com uma escalação mais leve, com as entradas de Magno e Eduardo, o Estrela do Norte começou a partida pressionando o Tupy, em jogadas pelas laterais. Apesar de dominar as ações em campo, o Alvinegro do Sul pecava na execução do 'último passe' para a conclusão das jogadas. Em um desses erros, na ocasião do atacante Eduardo, o Estrela deu um contra-ataque para o Tupy-ES, que apenas foi parado com uma falta do meia Pelica. Na cobrança, o zagueiro Marcelo Teodoro bateu forte e a bola passou assustando o goleiro Renato. Aos 26 minutos mais uma vez o time canela verde chegou com perigo. Em cobrança de escanteio, a bola passou pelo zagueiro Giovanni Pedrini e quase o lateral Jackson chegou para marcar o primeiro. Após os sustos e alguns sinais de protestos da torcida, o Estrela acordou e abriu o placar no Sumaré. Aos 27 minutos, o zagueiro Guilherme acreditou em uma jogada perdida, roubou a bola do defensor do Tupy-ES e cruzou da esquerda. O meia Pelica, na linha da pequena área, apenas teve o trabalho de bater para o fundo das redes do goleiro Patrick: 1 a 0! O time de Vila Velha não se abalou com o gol e não mudou a sua proposta de jogar no erro do Estrela. Tanto que, aos 37 minutos, em uma jogada rápida, o meia Juninho entrou cara a cara com Renato. Na definição, o goleiro do Alvinegro fez uma grande defesa e mandou para escanteio. Aos 44 minutos o Tupy quase igualou a partida. Em outro contra-ataque gerado de um erro de passe de Eduardo, o lateral Fágner entrou livre com o goleiro Renato. Na conclusão, o jogador se atrapalhou e o time de Cachoeiro foi para o vestiário mais aliviado.
SEGUNDO TEMPO O segundo tempo começou como terminou o primeiro. Com o Tupy-ES em busca do empate. E, logo aos quatro minutos, a equipe treinada pelo técnico angolano Rui Mendes quase marcou, mas mais uma vez esbarrou na grande atuação do goleiro Renato. Em outra jogada de velocidade, o meia Gabriel entrou livre e o arqueiro Alvinegro mandou para escanteio. Também como na etapa inicial, o time da casa respondeu a pressão do adversário com um gol. Aos nove minutos, o zagueiro Giovanni, filho do presidente do Tupy-ES, Rogério Pedrini, perdeu a bola no meio campo. Sem ninguém pela frente, o meia Magno entrou sozinho e bateu rasteiro no canto esquerdo do goleiro Patrick: 2 a 0! Ao contrário do primeiro tempo, o Tupy sentiu o golpe do segundo gol. Em desvantagem, o time de Vila Velha caiu de rendimento e o Estrela passou a administrar o jogo. Aos 30 minutos, o volante Pingo viu o goleiro Patrick adiantando e tentou de cobertura. A bola saiu por sobre o gol. Quando o jogo se encaminhava para o fim, o Tupy diminuiu a desvantagem. Aos 42 minutos, o zagueiro Giovanni Pedrini cobrou uma falta e a bola 'explodiu' na trave de Renato. Na sequência do lance, após uma tabela, o jogador Nai marcou o 'gol de honra' dos visitantes, mas saiu com a derrota do Sumaré.
ESTRELA DO NORTE 2 X 1 TUPY-ES Campeonato Capixaba Série B (Primeira fase - 4ª rodada) Data: 11 de abril (quarta-feira) Horário 20h Local: Sumaré (Cachoeiro de Itapemirim) Árbitro: Giovani de Oliveira (FES) Público: 827 pagantes Renda: R$ 8.810,00 Gol: Pelica (EST) aos 27 minutos do 1º tempo, Magno (EST) nove minutos e Nai (TUP) aos 42 minutos do 2º tempo
Estrela do Norte: Renato; Kinka, João Carlos, Guilherme e Leandro; Pingo, Patrick, Pelica e Magno; Eduardo (Mauro Vagner) e Ítalo. Técnico: Paulo Ferreira.
Tupy-ES: Patrick; Fagner, Marcelo Teodoro, Giovanni Pedrini e Jackson; Almiro (Vinícius), Thiago Rodrigues, Gabriel e Juninho (Japa); Thiago Sabino (Nai) e Alexandre. Técnico: Rui Mendes.
ESTRELA DO NORTE X TUPY Campeonato Capixaba Série B 2012 (Primeira fase - 4ª rodada) Data: 11 de abril (quarta-feira) Horário: 20:00 horas Local: Estádio Mário Monteiro (Sumaré) Cidade: Cachoeiro de Itapemirim-ES
Sem disputar uma partida oficial no Mário Monteiro desde a decisão da Série B 2010, o Estrela do Norte retornou ao Estádio Sumaré e conquistou a segunda vitória na edição 2012 da divisão de acesso do futebol capixaba. Na noite desta quinta-feira, véspera de feriado, o Alvinegro do Sul derrotou o Castelo por 2 a 1 com gols dos meias Pelica e Sandro, ambos no segundo tempo.
Com o resultado positivo em casa, o Estrela chega aos sete pontos, os mesmos da líder Desportiva Ferroviária, porém fica na segunda colocação por ter três gols a menos de saldo. O Castelo, na iminência de perder 18 pontos por escalações irregulares nas duas primeiras partidas, segue com três pontos conquistados e na quinta posição.
POUCAS CHANCES E VAIAS
O jogo começou com um atraso de 20 minutos por conta da grande aglomeração de torcedores do lado de fora do estádio Sumaré. Foi necessário que o contingente policial fosse deslocado para organizar as filas e o árbitro Darlan dos Santos aguardou o retorno dos PMs para iniciar a partida. Com a iminente, o Castelo não se intimidou com o caldeirão estrelense e se impôs nos minutos iniciais. Aos 11, em cobrança de falta de Geovani para a área, antes da bola chegar em Zé Afonso, o goleiro Renato saiu do gol e fez a defesa.
A resposta do Gigante do Sul só veio aos 17 minutos. Leandro cobrou rápido um lateral, Ítalo recebeu e passou para Pelica. Em um lance rápido, o meia tocou por sobre o goleiro Roberto e a bola, caprichosamente, saiu por sobre o travessão, para alívio da torcida do Castelo.
Na metade do primeiro tempo o panorama da partida era outro. O Estrela do Norte dominava as ações de ataque, enquanto o Castelo ficava retraído e se limitava apenas a lançamentos em busca do centroavente Zé Afonso. Aos 24 minutos, o time da casa voltou a assustar. Após chute de Sandro, o goleiro Roberto deu rebote e a bola sobrou para Uélton. No momento da conclusão, o arqueiro do Castelo se recuperou e salvou o seu time ao sair nos pés do atacante do Estrela.
Mesmo errando muitos passes na transição para o ataque, a equipe de Cachoeiro ainda tentou abrir o placar no primeiro tempo. Aos 35 minutos, em uma das melhores oportunidades, Pelica ‘deu um chapéu’ no volante Siller e cruzou. O atacante Ítalo recebeu na entrada da área, mas bateu por sobre o gol do goleiro Roberto. Fim de primeiro tempo: 0 a 0, com direito a vaias da torcida que compareceu ao Sumaré!
GOLS E TRIUNFO ALVINEGRO
No retorno do intervalo, o técnico Paulo Ferreira mexeu no Estrela e trocou o atacante Uélton, que era dúvida para a partida, por Magno. Antes mesmo da mudança surtir algum efeito, o Castelo quase marcou o primeiro gol. Aos dois minutos, Zé Afonso recebeu na grande área, mas o goleiro Renato se antecipou e saiu nos pés do atacante para fazer a defesa.
Após o susto, não demorou muito para o Estrela do Norte responder, desta vez com um gol. Aos oito minutos, Magno cobrou rápido um escanteio e Patrick cruzou para a área. Na sequência do lance, o zagueiro Guilherme desviou e Pelica empurrou para o fundo das redes do goleiro Roberto: 1 a 0!
Com a vantagem no placar, o Estrela recuou e o Castelo voltou a crescer no jogo. Mas o foi Estrela que voltou a marca. Aos 22 minutos, o meia Sandro recebeu na entrada da área, driblou um adversário e bateu de perna esquerda no ângulo superior do goleiro Roberto. Um golaço!
Com 2 a 0 no placar o time da casa relaxou. E, aos 39 minutos, em um ‘cochilo’ da defesa do Estrela, o Castelo diminuiu. O atacante Zé Afonso, livre de marcação, chutou na trave e, no rebote, Matheus bateu para fazer o primeiro do time treinado pelo técnico Danton Moraes. Nos minutos finais, o Alvinegro do Sumaré administrou o placar e saiu com mais três pontos na tabela.
QUARTA RODADA
As duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira pela Série B do Campeonato Capixaba 2012. Às 15h, o Castelo recebe o Vilavelhense, no Estádio Emílio Nemer. Mais tarde, às 20h, é a vez do Estrela do Norte encarar o Tupy-ES, no estádio Mário Monteiro, o Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado.
ESTRELA DO NORTE 2 X 1 CASTELO
Campeonato Capixaba Série B 2012 (Primeira fase - 3ª rodada)
Data: 05 de abril (quinta-feira)
Horário 20h
Local: Sumaré (Cachoeiro de Itapemirim
Árbitro: Darlan dos Santos (FES)
Público: 1.384 pagantes
Gol: Pelica (EST) aos oito minutos, Sandro (EST) aos 22 minutos e Matheus (CAS) aos 39 minutos do segundo tempo.
Estrela do Norte: Renato; Kinka, Guilherme, João Carlos e Leandro (Buiu); Pingo, Patrick, Sandro (Mauro Vagner) e Pelica; Ítalo e Uélton (Magno).
Técnico: Paulo Ferreira.
Castelo: Roberto; Maicon (Léo), Fernando, Matheus e Ronildo; Geovani, Siller, Iago (Samuel), Taynan; Zé Afonso e Paulo Victo.
Técnico: Danton Moraes
Na reabertura do Estádio Engenheiro Araripe, a Desportiva Ferroviária frustrou o seu torcedor, que só teve motivos para comemorar a volta do “Colosso do Jardim”. Quem comemorou foi o Estrela do Norte, que conseguiu arrancar o empate em 1 a 1 aos 39 minutos do segundo tempo.
A Desportiva abriu o placar aos 13 minutos do segundo tempo, com o zagueiro David. Ítalo, aos 39 minutos, empatou para o Estrela. Com o resultado, a Tiva permanece na liderança da Série B, com quatro pontos, seguido pelo Alvinegro de Cachoeiro, que também tem quatro.
O JOGO
A tarde era de festa em Jardim América com a reabertura do Araripe após quatro meses. Mas a torcida grená, que compareceu em bom número, se decepcionou com o primeiro tempo. A Desportiva até tentou pressionar, mas, sem criatividade, não conseguia assustar.
Mesmo com o Estrela mal na partida, a Tiva errava passes e sentia dificuldades em sair jogando. Um primeiro tempo morno e sem chances claras de gol.
Já o segundo tempo começou quente. O Estrela tentou partir para cima e aos três minutos quase saiu na frente com Dodô, que recebeu bola na área e cabeceou para fora. Mas quem abriu o placar foi a Tiva. Após cruzamento de Léo Oliveira, David recebeu na área e marcou de cabeça.
Aos 26 minutos, a Desportiva quase ampliou com Hércules, que voltou de contusão e bateu com força para boa defesa de Renato. Mas o Estrela não queria voltar para Cachoeiro com a derrota. E após melhorar na partida, o Alvinegro foi recompensado. Aos 39 minutos, Ítalo recebeu na entrada da área, invadiu e bateu sem chances para Felipe.
TIMES:
Desportiva: Felipe, Sorriso, David, Tony e Rhuan (Hércules); Carlos Alberto (Neguetti), Pablo, Vitor Bubu, Léo Oliveira e Flávio Santos; Magalhães (Vitor Visa). Técnico: Mauro Soares.
Estrela: Renato, Mauro (Uélton), João Carlos, Guilherme e Leandro; Pingo, Sandro, Kinka (Patrick) e Pelica; Ítalo e Wanderson Dodô (Magno). Técnico: Paulo Ferreira.