O velho estádio de Sumaré está com seus dias contados. O Conselho Deliberativo do clube estuda uma proposta apresentada pela Egecon – Engenharia e Gestão de Empreendimentos – de entregar ao clube um novo e moderno estádio pronto em dois anos. O engenheiro Flávio Sampaio, representante do Grupo de Supermercado Carone, de Vitória, interessado na área, apresentou uma planta inicial, e por sugestão dos conselheiros do Estrela do Norte está fazendo algumas adaptações.No projeto inicial da Egecon, o estádio José Basílio de Souza – Seu Zezinho -, como será batizado o novo estádio do Estrela, teria capacidade para seis mil torcedores, mas os conselheiros exigiram um projeto para 25 mil, com dez mil na primeira etapa, um clube social e um CT, que não estava na planta. A área do estádio de Sumaré, de 14 mil metros, está sendo avaliada para início das negociações. O presidente do Conselho Deliberativo do Estrela do Norte, Toninho Carlos (foto), que está conduzindo as negociações junto com os demais conselheiros avisa que os torcedores podem ficar tranqüilos, porque o Clube só vai deixar o Sumaré quando a construtora entregar o novo estádio pronto. “Não é uma venda pura e simples, é uma permuta e não envolve dinheiro. Eles nos dão a obra pronta conforme o projeto a ser aprovado, e nós entregamos as chaves do estádio. A proposta diz isso,” observa o cartola.Mas os conselheiros estão com os pés no chão. O Clube entregou um documento à Egecon solicitando que oficializasse o interesse no estádio e quais as condições seriam oferecidas. As negociações estão ainda no campo das idéias, e segundo Toninho Carlos, até o final do ano muitas novidades poderão surgir. Depois que o Conselho Deliberativo der o sinal verde, o projeto e as condições serão submetidos à sociedade organizada de Cachoeiro, prometeu Toninho.
O estádio de Sumaré está em decadência. As torres de energia elétrica estão em ruínas e há ameaça de cai e dar um curto circuito nas instalações elétricas, falta conservação das estruturas físicas e há uma dívida de mais de R$ 1 milhão, incluindo processos trabalhistas que respondem por mais de 60% dos débitos. Na negociação com o Grupo Carone, todas as dívidas seriam quitadas, e o Estrela renasceria sem dívidas, com um estádio moderno, um clube social e um CT. Se for reformar o estádio Sumaré, o custo ultrapassa a casa de R$ 1 milhão. A saída para o Estrela manter-se vivo e forte no futuro é a modernidade, e o novo estádio com todas as dívidas quitadas podem representar hoje, um sonho, mas para os conselheiros não há outra alternativa. Pelo Estatuto do Torcedor o estádio de Sumaré não atende mais as exigências da lei. Falta segurança, saída de emergência, bilheterias, estacionamento, banheiros femininos, e a iluminação é deficiente, sem contar que o teto dos vestiários e da sala da diretoria está desabando. Todos os anos a diretoria tem dificuldades para o Corpo de Bombeiros liberar o Alvará do Clube, “e mais cedo ou mais tarde o jeitinho brasileiro não será mais possível,” alerta Toninho Carlos.
Pelo Estatuto Social existem três poderes no Clube: Deliberativo, que é o conselho superior; o Fiscal, que tem a missão de aprovar ou reprovar as contas da diretoria, e o Diretor que responde pela administração e o futebol da entidade. E cabe ao Conselho Deliberativo, como estância superior, autorizar ou conduzir qualquer negociação de venda de patrimônio do Clube. No local onde é hoje o estádio de Sumaré a Egecon, representante do Grupo Carone planeja erguer um supermercado moderno, com torres comerciais e um amplo estacionamento, gerando empregos e revitalizando o centro da cidade. O terreno para construção do estádio, com o mínimo de 60 mil metros quadrados seria doado pela prefeitura municipal.
Necessidades do Estádio José Basílio de Souza
Arquibancadas – 10 mil torcedores
Banheiros
1 para cada mil torcedores, sendo 1 feminino e 1 masculino Masculino
Três vasos e um miquitório para 10 pessoas e uma pia com lavatório;
Feminino - Cinco vasos sanitários e uma pia com lavatório
Cinco entradas e mais cinco saídas de emergência
Torcida adversária – 10 % da lotação do estádio
Dois banheiros masculinos e um feminino Isolamento das torcidas
Cabines de Rádio e TV12 cabines, medindo 2 x 3, com dois banheiros
Vestiários de Visitantes
Vasos sanitários - 5 vasos Chuveiros – 5 Duas pias com lavatórios 1 mesa de massagem Bancada de cimento Armário
Vestiário do Estrela do Norte
Seis chuveiros
Seis vasos sanitários
Duas pias com lavatórios
Uma mesa de massagem
Uma rouparia Bancada de cimento
Armário Refeitório, cozinha e despensa
Mesa para 20 pessoas com cadeiras
Fogão industrial
Geladeira e freezer
Ventiladores de teto Prateleira e armários
Bilheterias
Cinco bilheterias em volta do estádio com 5 aberturas de vendas
A saída e entrada das bilheterias têm de ser por dentro do estádio e, preferencialmente que haja uma sala de arrecadação e que fique próxima do escritório
Vestiário de Arbitragem
Masculino
1 vaso sanitário e dois chuveiros
1 mesa com duas cadeiras
Ventilador de teto
1 armário
3 cadeiras de descanso
1 pia com lavatório
Feminino
1 vaso sanitário
1 mesa com duas cadeiras
1 ventilador de teto
1 armário
2 cadeiras de descanso
1 pia com lavatório
2 Vestiários de Juniores
3 vasos e 3 chuveiros em cada um
Armários Bancada de cimento
Departamento de Futebol
Sala de Diretor de Futebol Profissional
Sala do diretor de Futebol Amador
Sala do Supervisror de Futebol
Cada uma com banheiro, ar refrigerado, mesas com cadeiras, armários de escritórios
Departamento MédicoEnfermaria
duas camas
1 desfibrilador
1 maca
1 balança Armários para medicamentos
Ar Refrigerado
1 mesa de atendimento com cadeia
1 armário para documentos
1 fichário
Ambulância no estádio
Por determinação do Estatuto do Torcedor terá de ter duas ambulâncias dentro do estádio, próximas ao departamento médico; Portanto tem de ter um portão grande com acesso livre
Escritórios
Secretaria do Clube
Sala de troféus
Recepção
Sala da presidência
Sala da vice-presidência
Sala do vice-presidente de finanças
Sala dos Conselhos
Deliberativo e Fiscal Almoxarifado
Sala de reunião
FONTE DA MATÉRIA:
http://www.atenasnoticias.com.br/site/conteudo.asp?codigo=12344