segunda-feira, 30 de abril de 2007

Estrela do Norte Futebol Clube


ESTRELA DO NORTE FUTEBOL CLUBE
Data de Fundação: 16/01/1916
Cores: Preto e branco
Uniforme: Camisa com listras verticais pretas e brancas, calção branco e meias pretas
Estádio: Mário Monteiro (Sumaré), capacidade para 12.000 torcedores
Títulos: Campeão Capixaba da Segunda Divisão (1996 e 1999), Campeão Capixaba de Juniores (1991 e 2005), Campeão Sulino (1954, 1955, 1964, 1965, 1966 e 1968), Campeão do Returno do Capixabão (2000), Campeão da Copa Espírito Santo (2003, 2004 e 2005).
Mascote: Estrela
Endereço: Rua Estrela do Norte, s/n, bairro Sumaré, CEP: 29304-490
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espírito Santo
Telefax: (28) 3522-2677
Site Oficial: http://www.estreladonorte.vip.br/

Participações em Competições Nacionais:
Participou da Copa do Brasil em 2004 e 2005.
Participou do Campeonato Brasileiro da Série C em 1987, 1995, 1996, 2001, 2003, 2004, 2005 e 2006.

HINO DO ESTRELA DO NORTE F. C.
(Raul Sampaio)

Ô Estrela, Ô Estrela
É o clube do meu coração
Quando há jogo, pega fogo
Na torcida do meu campeão

Alvi-negro preferido
De vitória em vitória se fez
Pega a bola, leva a bola, chuta a bola, não dá bola
Vence um, vence dois, vence três

Brilham, também os refletores
Sua cores, suas cores
Ele, é tradição do esporte
Como é forte, como é forte
O meu Estrela do Norte
LINK:
HISTÓRIA
ESTRELA DO NORTE FUTEBOL CLUBE, fundado em 16 de janeiro de 1916, numa casa próximo ao Colégio Liceu Muniz Freire. Participaram da reunião de fundação LAURENTINO LUGON, MÁRIO SAMPAIO, ORLANDO NUNES, AMPHILÓFIO BRAGA, JOÃO VIANA, ESTULANO BRAGA, DEUSDEDIT CRUZ, FERNANDO REIS, FRANCISCO PENEDO, que são considerados portanto os fundadores do Clube mais querido do Sul do Espírito Santo e hoje uma das maiores paixões do nosso Estado do Espírito santo. FRANCISCO PENEDO foi o primeiro Presidente do Clube.A primeira Sede, segundo constam nos arquivos, foi onde é hoje, o Tiro de Guerra e o primeiro campo foi no pátio do Liceu Muniz Freire, zona norte da cidade, daí o nome ESTRELA DO NORTE.As primeiras cores do Estrela do Norte, eram Verde e Amarelo e o primeiro time Estrelense era formado por Pedro Tanure, Antonio Cruz, Belmiro, Adão, Barão, Dodoca, Erly, Vivi, Mine, Cezarino e Lauro.Tempos depois, por volta da década de 30, o Estrela transferiu o seu campo para o Bairro Sumaré, onde está até hoje. No início o campo era aberto, depois com muito esforço a Diretoria conseguiu cercar o Estádio com varas de bambus, tábuas e bem depois conseguiu murar.Os ingressos para os jogos eram vendidos no Armazém "Estrela", sob o comando do Sr. Oswaldo Lima.O primeiro lance de arquibancadas foi sob o comando de José Cocco e Otávio Mesquita, depois veio o aterro comandado pelo Sr.Mário Monteiro e a criação da Banda de Música "Estrela do Norte", pelo Maestro Raul Sampaio e Mário Sampaio. Alfredo Duarte de Abre e Armando Lunz, seu LICO, fizeram os melhoramentos na iluminação do Estádio. Darcy Brum, Délio Lima, Gerson Moura e José Cocco, colocaram vestiários, alambrados, traves e aumentaram arquibancadas.O Estrela foi o primeiro campeão Sulino de profissionais. Vários grandes jogadores vestiram a camisa do Estrela na época: Elias, Fernando, Catiquinha, Sarará, Pedrinho, Toninho, Geraldo Martins, Geraldo Menezes, Lico, Siro e Zinho., Virgilio, Hugo, Américo, Correlogo, Otacílio, Gerson, Donato, Rainor, Bela, Nerinho, Jove. Veraldo, Raul, Gesse, Orlando, Manduca.
Em 90 anos de existência o clube ganhou vários títulos regionais, mas jamais venceu um campeonato estadual.

O Estrela do Norte Futebol Clube, tem o orgulho de ter a maior torcida do sul do Espírito Santo, além de ser o clube que mais torcedores levam aos estádios do Estado. A torcida do Estrela do Norte é fanática e fiel ao seu clube. Com certeza a torcida é o maior patrimônio do clube.

domingo, 29 de abril de 2007

Torcida Jovem Estrela


Para começar a falar sobre a história da Torcida Jovem Estrela, é necessário voltar ao ano de 1996, jogo entre Estrela do Norte X Capixaba de Guaçuí. Jogo este pelo Campeonato Capixaba da Segunda Divisão, sendo considerado o menor campeonato do mundo, tendo apenas duas equipes, fato publicado na Revista Placar. O Estrela do Norte, por ter vencido os dois jogos foi o campeão. Bem voltando onde tudo começou, Danielo, Alexandre e Rodrigo, resolveram fundar uma torcida para o clube de coração, aí então fizeram uma faixa pequena e algumas camisas, onde o símbolo era uma estrela com uma caveira dentro. O nome da torcida era Torcida Jovem Estrela, mas não tinha aquela empolgação e uma força convincente, nem ao menos tinha bateria. Foi aí que um mês antes de começar o Campeonato Capixaba de 1997, no dia 15 de fevereiro de 1997, um grupo de amigos que moravam no bairro Sumaré, foi até a casa de Danielo e de Bolinho, e propôs aos dois, revigorar a Torcida Jovem Estrela, dando assim mais empolgação e disposição para a torcida. Trato fechado, e com o apoio de Ricardo Ferraço, foram feitas duas faixas, um bandeirão e mais de 200 camisas.
Já no primeiro jogo do Estrela do Norte pelo Campeonato Capixaba a Torcida Jovem Estrela tinha mostrado para todos os torcedores do Estrela do Norte que tinha vindo para ficar, depois de várias outras tentativas de se criar uma torcida organizada para o Estrela do Norte, como por exemplo: Falcão Negro, Novenstrela e Torcida Vela Acesa.
Com menos de dois meses de fundação, a Torcida Jovem Estrela já era a maior torcida organizada do Espírito Santo disparado, desbancando a Torcida Bola Branca (Rio Branco) e a Grenamor (Desportiva). Infelizmente no mesmo ano o Estrela do Norte caiu para a Segunda Divisão do Campeonato Capixaba. Mesmo assim, em 1998, a TJE acompanhou o Estrela do Norte em todos os jogos da segundona, ajudando o Estrela do Norte a se sagrar novamente campeão da Segunda Divisão do Campeonato Capixaba em 1999.
No ano de 2000, foi o ano da TJE, mais de 300 sócios, jogos do Estrela do Norte lotados no Estádio Mário Monteiro (Sumaré), mais de 500 camisas vendidas e um marco no Espírito Santo, a TJE fez o maior bandeirão do Estado de todos os tempos, medindo 20 metros de altura e 40 metros de comprimento, um marco que até hoje nenhuma outra torcida teve a competência e atitude de fazer. Neste mesmo ano o Estrela do Norte ficou em 3° lugar no Campeonato Capixaba.
Outro fato importante que a TJE teve a proeza de realizar foi em 2005, quando fez 17 bandeiras de 4x4 e levou pra o Estádio do Sumaré. Ao entrar nas arquibancadas do estádio, todos os torcedores do Estrela do Norte, aplaudiram de pé a Torcida Jovem Estrela, mais um momento marcante e de glória da TJE.
É isso, o tempo passa e lá se vão 10 anos de glórias, amor, paixão, fanatismo, disposição, atitude, honra e principalmente independência, desta torcida que é um orgulho para todos os torcedores do Estrela do Norte Futebol Clube.

PROJETOS DA TORCIDA JOVEM ESTRELA:
G.R.T.J.E.F.S. (Grêmio Recreativo Torcida Jovem Estrela Futebol e Samba) – foi fundado em 2002, e idealizado por Celso Calixto. Tem a finalidade de participar do carnaval da cidade de Cachoeiro de Itapemirim/ES.
Classificação no Carnaval:
2002: 3° lugar
2003: 3° lugar
2004: 3° lugar
2005: 2° lugar
2006: 3° lugar
2007: não houve

NATAL FELIZ, BRINQUEDO SIM – foi fundado em 2002, e idealizado por Sandro Dellabella. Tem a finalidade de arrecadar todo ano brinquedos para serem distribuídos para as crianças carentes de vários bairros de Cachoeiro de Itapemirim/ES, como por exemplo: Village da Luz, Boa Vista, Bela Vista, Nossa Senhora Aparecida, Bom Pastor.
Presentes Distribuídos:
2002: 380 presentes
2003: 500 presentes
2004: 730 presentes
2005: 1.000 presentes
2006: 1.100 presentes
2007: 1.250 presentes

IMPORTÂNCIA DA TORCIDA JOVEM ESTRELA:
- Única torcida do Espírito Santo a ser registrada em cartório como Pessoa Jurídica e ter um CNPJ;
- Criou o maior bandeirão feito até hoje no Espírito Santo, medindo: 20 metros de altura e 40 metros de comprimento;
- Tem um patrimônio considerável: 25 bandeiras de 4x4, bateria com 35 peças, 3 faixas, 1 bonecão do Popeye e um total de aproximadamente 400 integrantes;
- É a maior torcida organizada do Espírito Santo, e desde que foi fundada esteve presente em todos os jogos do Estrela do Norte Futebol Clube.
Diretoria